

O marketing é uma realidade incontornável do mundo empresarial contemporâneo. É um processo que delineia a estratégia a ser utilizada na venda, na comunicação e no desenvolvimento dos negócios. A grande finalidade deste método é criar valor e agradar o cliente, gerando, desta forma, lucros para ambas as partes. O marketing também promove marcas e o lançamento de produtos, definindo as estratégias, o público-alvo e até os preços a serem estabelecidos. Aos profissionais desta área é-lhes exigido um esforço de atualização permanente, seguindo constantemente as novas tendências. Uma boa campanha de marketing pode ditar o sucesso de uma empresa ou produto, porém, o efeito inverso terá repercussões que podem colocar em causa a viabilidade dos objetivos traçados. O segredo do sucesso passa por valorizar as redes sociais, o poder do vídeo e, ainda, a versatilidade do ambiente online. Num mercado cada vez mais competitivo, a diferenciação deve ser feita através de uma oferta bem direcionada para o público-alvo e, sobretudo, no momento certo.
Em Portugal, este investimento nota-se de uma maneira clara no quotidiano do mundo empresarial. As empresas portuguesas passaram por um período de marasmo evolutivo, que provocou algum atraso em comparação com os restantes competidores nos mais variados mercados. É importante ressalvar o esforço dedicado à modernização das técnicas de marketing utilizadas nos mais variados setores, fazendo com que muitos destes, através da utilização inteligente de ferramentas ligadas à promoção de produtos, se tenham tornado nos mais importantes a nível nacional e com provas dadas de eficiência e competência a nível mundial.