

A embalagem é, em muitos casos, a primeira impressão que o cliente tem do fornecedor e do produto. Por esta razão, o investimento das empresas neste domínio deverá manter-se ou até mesmo aumentar, sendo um importante fator de dinamização. O mercado europeu de distribuição de embalagem apresenta uma dimensão significativa e nele coexistem tanto distribuidores generalistas, como especializados. Portugal é uma referência mundial na produção de embalagens e o setor apresenta uma forte competência para inovar e desenvolver novos produtos. As empresas do nosso país apostam na criação de valor e na diferenciação do negócio para competir com os grandes fabricantes mundiais. É português o segundo maior produtor ibérico de embalagem de vidro. A indústria da embalagem é um segmento de grande importância na economia e as características dos mercados estimulam o uso de alta tecnologia. A embalagem sempre teve um papel importante para o desenvolvimento do comércio. Inicialmente, existia para conter, proteger e viabilizar o transporte. Hoje em dia, são novas as funções que desempenha. Conversar, expor e vender o produto são os três requisitos para satisfazer as necessidades do consumidor. O setor alimentar foi dos que mais tirou proveito com o desenvolvimento dos novos materiais e tecnologias das embalagens, uma vez que novos produtos poderão ser comercializados sem que o sabor e a duração dos produtos estejam comprometidos.