Agro-alimentar

Agro-Alimentar

Agroalimentar

A indústria agroalimentar em Portugal é fundamental para a estratégia de crescimento do país. Contribui diretamente para o aumento das exportações e garante a auto-suficiência alimentar. Esta indústria ocupa um espaço de relevo na economia portuguesa, não somente pelo seu peso económico – tendo um volume de negócios de 2.000 milhões de euros e representando 16% do total da indústria portuguesa –, mas também pela criação de produtos genuínos e frescos, merecedores da confiança dos consumidores. Após a adesão de Portugal à União Europeia, o setor teve de adaptar-se a todas as normas de fabrico e de apresentação, nomeadamente as regras de rotulagem, de higiene e de aditivos. A indústria agroalimentar em Portugal é um dos setores que está mais desenvolvido e em crescimento exponencial.

O setor agroalimentar português é caracterizado pela criação de produtos marcadamente portugueses, com um nível de competitividade já elevado e crescente nos mercados externos. Alguns produtos apenas produzidos em Portugal estão fortemente associados a hábitos alimentares saudáveis.
Como referido anteriormente, a indústria agro-alimentar incumbiu-se de melhorar os sistemas de segurança alimentar e isso refletiu-se na confiança cada vez mais expressiva de novos consumidores e em novos mercados e apostou também no reforço da imagem dos seus produtos, fazendo investimentos consideráveis em marketing.

As exportações em Portugal, em 2014, apresentaram os valores mais altos dos últimos treze anos, atingindo os cerca de 48000 milhões de euros. Se compararmos com o ano de 2001, onde os valores rondavam os 28000 milhões de euros, observamos um crescimento considerável que tem de ser compreendido no contexto económico-social de um país que atravessou alguns anos de uma penosa crise económica.

Em termos percentuais e um pouco mais generalistas, podemos observar que o setor que mais cresceu foi o da indústria agroalimentar, tendo a agricultura apresentado valores brutos na ordem dos 2900 milhões e o alimentar na dos 2500 milhões, correspondendo a 6.0% e 5.30%, respetivamente. Este setor representa, portanto, um total de aproximadamente 11% das exportações portuguesas.

Açúcar

Aperitivos

Batata-Frita

Farinha

Massas

Soja

Rações

Pão

Tostas

Produtos Gourmet

Ovos

Gelo

Castanha

Matéria Prima

Pré-Cozinhado

Aditivos

Congelados

Sopas

Tremoços

Produtos Étnicos

Pickles

Sêmola de Milho