A The Navigator Company lucrou 109 milhões de euros em 2020, tendo reduzido o endividamento em 35 milhões de euros e registado um aumento das vendas de tissue em 10% e da pasta em 25%. “Estes resultados foram alcançados num ano de grande adversidade, o mais difícil da história da empresa, marcado pelo forte impacto da pandemia na procura dos seus produtos e por uma quebra acentuada de preços”, destaca a empresa num comunicado.
No ano de 2020, a The Navigator Company registou um volume de negócios de 1 385 milhões de euros, tendo as vendas de papel representado cerca de 68% do volume de negócios, as vendas de pasta 11%, as vendas de tissue 10% e as vendas de energia também 10%.
O ano de 2020 ficou marcado pela queda expressiva no consumo global de papel de impressão e escrita em resultado da pandemia, sobretudo no segundo trimestre, tendo-se assistido no terceiro e quarto trimestres a uma recuperação expressiva, particularmente na Europa.
Ao longo do quarto trimestre, a Navigator retomou os seus níveis de produção e conseguiu registar uma evolução positiva em relação ao trimestre anterior. Ao nível dos investimentos destaque para a conclusão e arranque da nova caldeira de biomassa da Figueira da Foz, um investimento que representa o mais relevante passo do roteiro de descarbonização, já que que irá permitir a redução das emissões de CO2 do Grupo em mais de 30% em 2021, atingindo assim já este ano 1/3 da redução anunciada para a neutralidade carbónica em 2035.