Os condicionamentos que a pandemia trouxe ao funcionamento dos seus espaços de enoturismo, levou a Sogevinus a criar novas estratégias e adaptar a sua oferta.
Este esforço tem vindo a ser traduzido, entre outros aspetos, “na criação de produtos diferenciadores, no estabelecimento de parcerias estratégicas e na aposta em determinados nichos de mercado, resultando em novas ofertas direcionadas tanto para o consumidor final, como para o segmento empresarial”.
“2020 foi um verdadeiro desafio à nossa criatividade”, revela Maria Manuel Ramos, diretora de turismo da Sogevinus. Neste âmbito, a Sogevinus testou novos produtos como o desenvolvimento de um circuito autónomo nas caves Cálem para visitas privadas – individuais ou em pequenos grupos -, a organização de visitas virtuais à Quinta de S. Luiz, no Douro, ou ainda a criação de um peddy paper, num percurso que liga Porto e Gaia e os vários espaços da Sogevinus, ao longo do qual os participantes são confrontados com vários desafios que lhes permitem conhecer mais sobre o vinho do Porto e a sua ligação a estas duas cidades.
A Sogevinus apostou também na criação de ofertas direcionadas para nichos de mercado. Exemplo disso são as visitas guiadas em língua gestual às caves de vinho do Porto, fruto da parceria estabelecida com a plataforma ‘Hands to Discover’, que se dedica à comunicação com a comunidade surda.
Entre as novidades estão também várias experiências pensadas para o segmento dos casamentos, desde sessões fotográficas para noivos e recém-casados, a pedidos de casamento originais ou micro-celebrações, tendo sempre como cenário a atmosfera envolvente do vinho do Porto. A pensar nos visitantes nacionais, foi ainda criada uma oferta exclusiva para programas em família nas caves de vinho do Porto, que contempla a entrada gratuita para as crianças.