A Quinta da Pacheca, em Lamego foi um dos primeiros enoturismos na Região Demarcada do Douro a ser certificado com o selo ‘Clean & Safe’ do Turismo de Portugal. Não obstante, da inovação característica desta unidade hoteleira resulta agora um singular equipamento de descontaminação, cujo processo decorre dentro de um túnel em forma de barrica e é totalmente natural.
O objetivo é, segundo o empresário Paulo Pereira, sócio gerente deste complexo enoturístico de referência com Maria do Céu Gonçalves, “tendo em conta a pandemia que o mundo atravessa havia a necessidade de transmitir aos nossos clientes segurança e tranquilidade”.
O túnel de descontaminação funciona através da ozonização da água e quem o atravessa não necessita de usar qualquer tipo de proteção. A técnica utilizada, sem qualquer tipo de químicos, elimina todos os vírus à superfície, não causando irritação aos olhos ou à pele. Também as roupas ou qualquer outro pertence estão salvaguardados de qualquer dano. Oferece uma desinfeção segura, natural e eficiente, ideal para a prevenção contra o Covid, podendo ser utilizado por bebés, grávidas ou idosos.
“Trata-se de uma nuvem que podemos atravessar sem qualquer perigo. É mais uma maneira de transmitir segurança aos nossos hóspedes. É um equipamento complementar, ecológico e todos, toda a região do Douro podemos ficar ganhar”, refere o empresário.
Para além deste equipamento de descontaminação, a Quinta da Pacheca tem ido além das recomendações da Direção Geral da Saúde e também utiliza nos quartos um processo idêntico, onde depois de feita a limpeza e a higienização dos mesmos é feita a descontaminação com uma máquina específica através do mesmo processo.
A Quinta da Pacheca tem vindo a promover e a realizar várias atividades ao ar livre, nomeadamente um ‘SPA de Verão’, com massagens viradas para as vinhas, provas de vinhos, piqueniques ou ainda passeios de bicicleta e caminhadas, sempre num ambiente de total tranquilidade e segurança.
Para Paulo Pereira “a preocupação com a segurança e tranquilidade de quem nos visita deve ser um objetivo conjunto e adotado por outras unidades na região do Douro”. Segundo o empresário, “há que combater a inércia e alguma expectativa que alguns operadores turísticos vivem neste momento, o Douro deve alavancar e apostar em iniciativas para ser um destino reconhecido como ‘Clean & Safe’ e, assim, distinguir-se de outros destinos. Deve-se evitar o fatalismo de incorrer em iniciativas individuais que não promovem o destino como um todo. Só rumando todos no mesmo sentido, fomentando um espirito competitivo saudável, é que se pode alcançar a imagem de segurança e tranquilidade para todo o destino Douro e assim, todos ficarmos a ganhar”.
Bispos atestam a eficácia e facilidade da desinfeção
A Quinta da Pacheca recebeu os Bispos das dioceses de Lamego, Bragança, Viseu e Guarda, que puderam atestar a eficácia e facilidade da desinfecção do Túnel de Descontaminação.
Segundo a empresa, brevemente será inaugurado o sistema de Desinfeção O3 para Túneis criado para a Quinta da Pacheca, em parceria com a Ameno.
O túnel utiliza um sistema de aspersão de água ozonizada, produzida no local, através de gerador de Ozono desenvolvido para o combate ao Coronavírus.