Apresentada pela primeira vez ao público em fevereiro de 2018, durante o Salão Internacional do Setor Alimentar e Bebidas (SISAB), a Cerveja Quinas partiu à conquista dos mercados externos e apontou baterias às comunidades portuguesas no estrangeiro. Começou por ser comercializada em França, em agosto do último ano, e desde aí tem expandido a uma média de dois novos contratos por mês para entrar em diferentes países.
Recentemente, a Quinas e o moscatel Favaíto juntaram-se, numa estratégia de co-branding, e criaram um pack, que junta seis garrafas de cada uma das bebidas, com destino aos mercados internacionais. O packaging do ‘Bonito, bonito, é Quinas com Favaíto’ esteve a cargo da agência Consultório. “Assumidamente mais exótica, vanguardista e invulgar, o design do pack agarra um tom excêntrico e inusitado”, explica a agência.
As várias referências que já compõem o portefólio da Quinas, desde as garrafas e latas de vários tamanhos às variedades artesanais, passando pelo formato de pressão, estão neste momento à venda em 17 mercados internacionais, desde os Estados Unidos à China, passando por Alemanha, México e São Tomé e Príncipe. A estratégia tem passado por firmar acordos com distribuidores locais, para o canal off trade e 2019 deverá acabar com 24 países alcançados pela marca. Entre os novos destinos estão Vietname, Reino Unido ou o Brasil.