Nesta Adega Cooperativa, onde coexistem tradição e inovação, o Projeto CV3 propôs a análise de um dos aspetos mais debatidos sobre o futuro do setor do ponto de vista comercial: o impacto que a nova geração de consumidores vai provocar nos produtores e na distribuição.
O evento teve como keynote speaker a Engª Fátima Carioca, Dean da AESE Business School, que explicou Quem são os consumidores Millennials, deu a conhecer os hábitos de consumo deste grupo e apresentou estratégias de comunicação, promoção e venda utilizadas noutros sectores que procuram ter como alvo esta geração.
No painel de debate que se seguiu, Anselmo Mendes, enólogo, perguntou a Manuel Carvalho, Diretor do Público e Crítico, Ricardo Silva, da Adega de Ponte de Lima, Beatriz Casais, professora de comércio digital da Escola Economia e Gestão da Universidade do Minho e Lúcia Palma, Responsável da área do Vinho, da Auchan de Cascais se Está o sector do Vinho preparado para receber a nova geração de consumidores Millennials?.
Os participantes referiram, por exemplo, que, tal como noutros negócios, no mercado do vinho não são apenas os produtos que estão em causa, mas também a história por trás de cada produto e as relações; a experiência de compra e tudo o que a envolve são tão importantes como o próprio produto. Concluiu-se, uma vez mais, que experiência exigida pelo consumidor está a mudar o paradigma da relação com o cliente pelo que a organização se deve adaptar, olhando para o futuro.
Por fim, e antecedendo uma visita guiada à Adega, a Dra. Celeste Patrocínio, Presidente da Adega de Ponte de Lima, fez uma apresentação da história, missão e visão desta Cooperativa.
O evento terminou com uma prova de vinhos comentada pela enóloga Rita Araújo, que com o Eng.º Fernando Moura constituem a equipa de enologia da Adega. Foram apresentados os Vinhos Verdes da Adega de Ponte de Lima, desde o seu famoso monocasta Loureiro e Loureiro Colheita Seleccionada, até ao Loureiro Trajadura, Loureiro Alvarinho, Rosé e Vinhão.
Nota sobre enquadramento do Projeto CV3
PROJETO CV3
Uma informação global
Objectivo
* O Projeto CV3 pretende mobilizar os protagonistas através da apresentação pública de casos, da realização de múltiplos eventos e de estudos/trabalhos em contexto académico.
Visão: Criar Valor na Vinha e no Vinho
a. Conseguir que um número importante de protagonistas relevantes do setor da VeV desenvolvam uma convergência de comportamentos e atitudes positivas que tornem possível a criação de valor pela implementação de iniciativas baseadas em coopetição: maior cooperação sem prejuízo de se manter uma competição exigente, saudável.
b. As novas atitudes e iniciativas florescerão da identificação de plataformas e ecossistemas em que se tornam mais evidentes os interesses comuns e as vantagens da cooperação em ordem à consecução de objetivos mais ambiciosos.
Missão
a. Realização de um conjunto de atividades que seja ocasião de gerar uma discussão aberta, estimulante e fundamentada à volta do que se tem estado a fazer no setor, particularmente no século XXI, sem esquecer o passado.
b. Propor alguns conceitos de enquadramento ou práticas de gestão, novos ou pouco generalizados, que possam ser implementados por alguns protagonistas relevantes do setor e, a partir daí, emuladas por outros atores da VeV.
A partir das ideias geradas em discussões na AESE Business School, desenvolveu-se uma parceria de base desta escola de gestão com a UTAD, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Sintonizados com a visão e missão propostas, aderiram ao Projeto CV3 a ADVID, o INIAV e a PwC. Mais recentemente, o projeto contou com a adesão do IVV.