O Museu do Vinho Bairrada inaugurou três exposições para assinalar o 40.º aniversário da criação da Região Demarcada da Bairrada.
Sob o mote ‘40 anos da demarcação Bairrada’, o museu implantado em Anadia tem patente as exposições ‘Bairrada Wines Vintage Marketing’, ‘40.1 – Bairrada – Retratos Falados’ e ‘Bairrada CelebrArte40’. Estarão abertas ao público até 30 de abril.
Segundo o Museu do Vinho Bairrada (MVB), a mostra ‘Bairrada Wines Vintage Marketing’ reúne materiais publicitários alusivos aos vinhos, e que revelam como se evoluiu, neste domínio, desde a arte dos desenhadores e designers do século XIX até às atuais campanhas criadas por agências especializadas.
Da responsabilidade do município de Anadia, em colaboração com particulares, empresas e organismos ligados ao setor, dá a conhecer “diferentes conceitos, estéticas e linguagens, expressos numa grande diversidade de peças publicitárias”, refere o MVB.
Já a mostra Bairrada CelebrArte40’, reúne “obras de forte apelo visual, onde a bidimensionalidade das telas é extravasada graças à utilização de diversos materiais, texturas e cores”, criadas pela artista plástica Salomé de Pinho.
Por último, ‘40.1 – Bairrada Retratos Falados’ dá a conhecer “um conjunto de 40 testemunhos, em viva voz, de alguns dos protagonistas do universo vitivinícola do concelho e da região”, explica a informação divulgada pelo MVB.
Esta exposição nasceu da colaboração entre a Câmara Municipal da Anadia, o CineClub Bairrada, a Comissão Vitivinícola da Bairrada, a Confraria dos Enófilos da Bairrada, e a Associação Rota da Bairrada.
Este núcleo expositivo integra ainda duas esculturas do artista plástico Pedro Figueiredo, que prestam homenagem ao espumante Bairrada. As peças ‘Nascimento do Espumante’ e ‘Rainha do Espumante’ foram concebidas durante o ‘Portugal Wine Trophy 2019’ e num workshop de escultura para a comunidade escolar, realizado na Escola Básica e Secundária de Anadia, em colaboração com o município de Anadia.

O Museu do Vinho Bairrada tem patente no piso 0 uma exposição permanente designada ‘Percursos do Vinho’
2.400 produtores, 21 milhões de litros de vinho
O Museu do Vinho Bairrada foi inaugurado a 27 de Setembro de 2003 e está sob a tutela da Câmara Municipal de Anadia. Foi instalado num edifício construído de raiz para o efeito e tem patente uma exposição permanente designada ‘Percursos do Vinho’.
Pode ser visitada no piso zero do museu e dispersa-se por seis salas temáticas, com peças de valor arqueológico, etnográfico e técnico, reunidas com a colaboração de diversos vitivinicultores, entidades locais e nacionais.
O Museu tem ainda uma enoteca, uma loja de vinhos, um auditório para 80 pessoas, com equipamento multimédia, uma mediateca, uma biblioteca e zona de restauração com jardim.
As três exposições podem ser visitadas até dia 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 18h, e ao sábado, domingo e feriados, das 11h às 19h.
A celebrar 40 anos, a Região Demarcada da Bairrada, que se situa entre os rios Vouga (a Norte) e Mondego (a Sul) e as Serras do Buçaco (a Oeste) e do Caramulo (a Este), é constituída por oito concelhos – Águeda, Anadia, Aveiro, Cantanhede, Coimbra, Mealhada, Oliveira do Bairro e Vagos.
Tem atualmente cerca de 2.400 produtores de vinhos tintos, brancos e rosados, que exploram mais de 6.000 hectares de vinha.
A região produz mais de 50% do espumante nacional, sendo o mercado nacional o seu maior consumidor, seguido do Brasil, Canadá e Estados Unidos da América.
Em 2019, a Bairrada produziu mais de 21 milhões de litros de vinhos, espumantes e tranquilos, indica a Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB).