O Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, associou-se às comemorações do 40.º aniversário da criação da Região Demarcada da Bairrada inaugurando três exposições sob o mote “40 anos da demarcação Bairrada”, foi anunciado. A primeira das exposições, intitulada “Bairrada Wines Vintage Marketing”, é dedicada à publicidade nos vinhos em diversos tipos e conceitos de suportes publicitários.
“Desde recortes de jornais, a revistas nacionais e internacionais, marcas de vinhos Bairrada, cinzeiros e saca-rolhas, entre outros materiais, num acervo que vai dos finais do século XIX e que culmina na campanha mais recente de promoção do território Bairrada”, refere Pedro Dias, diretor do Museu.
A segunda exposição, “40.1 – Bairrada – Retratos Falados”, é uma instalação audiovisual, com 40 testemunhos em viva voz e que pretende “criar e consciencializar para o conhecimento” e importância do património vivo.
“Acima de tudo, tem como propósito documentar fragmentos de memória do povo bairradino, através de um conjunto de opiniões e de testemunhos das mais diversas pessoas e entidades ligadas ao setor dos vinhos da Bairrada”, explica o Museu, em nota divulgada hoje.
Esta exposição envolve o município de Anadia, o CineClub Bairrada, a Comissão Vitivinícola da Bairrada, a Confraria dos Enófilos da Bairrada e a Associação Rota da Bairrada.
Por fim, a exposição “Bairrada CelebrArte40” é constituída por um conjunto de obras conceptual e emocionalmente ligadas à Bairrada, da autoria da artista plástica Salomé Pinho.
“Um tributo e homenagem ao produto ex-libris da região, o espumante”, refere Pedro Dias.
O núcleo expositivo conta ainda com duas peças da autoria do escultor Pedro Figueiredo: o “Nascimento do Espumante” e a “Rainha do Espumante”, um tributo ao espumante Bairrada, concebidas durante o Portugal Wine Trophy 2019 e num ‘workshop’ de escultura para a comunidade escolar que decorreu na Escola Básica e Secundária de Anadia, promovido em colaboração com o Museu do Vinho.
As exposições poderão ser visitadas até ao dia 30 de abril, de terça-feira a domingo, dentro do horário normal de funcionamento daquele espaço museológico.
Inaugurado em 27 de setembro de 2003, sob a tutela da Câmara Municipal de Anadia, o Museu do Vinho Bairrada (MVB) está instalado num edifício construído de raiz para o efeito, recebendo por mês mais de dois mil visitantes.
O museu oferece uma exposição permanente designada Percursos do Vinho, patente no piso zero do museu e exposta ao longo de seis salas temáticas, com peças de valor arqueológico, etnográfico e técnico, reunidas com a colaboração de diversos vitivinicultores, entidades locais e nacionais.
Contempla ainda uma programação de exposições temporárias, com atividades pedagógicas, animação do livro, debates sobre temáticas ligadas ao vinho, vinha, mundo rural, arte rural e documentalismo.
A Região Demarcada da Bairrada, que celebra este ano 40 anos de atividade, produziu em 2019 mais de 21 milhões de litros de vinhos, espumantes e tranquilos, segundo números avançados pela Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB).
A Bairrada tem atualmente cerca de 2.400 produtores de vinhos tintos, brancos e rosados, que exploram 6.400 hectares de vinha.
Pedro Soares, presidente da CVB, garante que o número de pessoas ligadas à cultura do vinho e da vinha na região é “substancialmente” maior, dando como exemplo a Cooperativa de Cantanhede, que tem à volta de mil associados.
Relacionadas
- Região Demarcada da Bairrada celebra 40º aniversário com presença da Ministra da Agricultura10000
“A região da Bairrada é de longa data conhecida como produtora de vinhos de qualidade.” É esta a frase que se pode ler no primeiro parágrafo da Portaria n.º 709-A/79A, que a 28 de Dezembro de 1979 cria a Região Demarcada da Bairrada. Celebram-se assim 40 anos de uma efeméride…
- Gin ‘Big Boss’ da Neto Costa apresenta versão Dry e Pink10000
A produtora Neto Costa apresentou as duas versões do gin ‘Big Boss’: o ‘Big Boss Dry’ e o ‘Big Boss Pink’.
- ‘Original Baga Bairrada Bruto Reserva de 2017’ foi ouro em França10000
O espumante português foi galardoado com a medalha de ouro na 17ª Confrontação Qualitativa Internacional dos Melhores Vinhos Efervescentes, organizada pelo Concours des Effervescents du Monde, o mais prestigiado concurso mundial de vinhos efervescentes.
- Espumante Cartuxa Reserva 2012 galardoado com ouro10000
O ‘Espumante Cartuxa Reserva 2012’, da Fundação Eugénio de Almeida foi distinguido ouro no concurso ‘Effervescents du Monde 2019’, em Dijon, França,
- Medalha de ouro para o Espumante Cartuxa Reserva 201210000
O espumante Cartuxa Reserva 2012, produzido pela Fundação Eugénio de Almeida, acaba de ser distinguido com medalha de ouro no concurso Effervescents du Monde 2019. Este ano, este importante concurso mundial de espumantes, atribuiu 23 medalhas de ouro e 165 medalhas de prata a espumantes de vários países do mundo.…