O ‘Mel de Rosmaninho’ Serramel conquistou uma estrela no ‘Great Taste Awards 2020’, o prémio de alimentação e bebidas mais confiável do mundo, que anunciou as suas estrelas de 2020.
De 12.777 produtos enviados por 106 países diferentes, a Euromel, em Penamacor, foi premiada com o prémio ‘1 Estrela Great Taste Awards’ para o seu Mel de Rosmaninho, o que significa que os jurados o consideramra “um alimento que oferece um sabor fantástico”.
Na atribuição do prémio, o juri escreveu: “a cor é linda, âmbar e nota-se a total ausência de quaisquer flutuações, manchas ou cristais. O aroma é delicado e floral, com pólen de flores e rosa a emergir. O sabor também é delicadamente floral, com uma ligeira acidez no final. Há um distinto sabor a lavanda, embora não muito percetível na sua doçura tão rica. Um mel floral realmente adorável, embora a doçura poderosa supere as notas mais subtis”. Referiu ainda que o ‘Mel de Rosmaninho’ Serramel tem “um admirável tom âmbar em contra luz”.
“O aroma tem delicadas notas florais e um leve perfume de fundo a cera de abelha. As características de textura são absolutamente perfeitas e ajudam a percecionar os doces sabores florais da lavanda. É um delicado e agradável mel de rosmaninho”, elogiou.
A origem da Serramel remonta a 1898, quando Jorge de Almeida Lima adquiu as primeiras colmeias móveis e as explorou na Quinta do Lameiro, em Lisboa. Em 1974, dois trinetos de Jorge Almeida Lima decidiram recuperar as velhas colmeias, dedicando-se de corpo e alma à apicultura. De Lisboa mudaram-se para Penamacor, na Beira Baixa, elegendo como terroir Serramel, as paisagens da Serra da Malcata, uma Reserva Natural com 21 mil hectares.