LOARA COSTA | directora de marketing da SOVENA
“Há sempre muita margem para ampliar sem perder o foco”
A SOVENA anuncia uma aposta no futuro da alimentação global. Sendo uma empresa detentora de conhecidas marcas no mercado, a aposta pressupõe muita inovação e sobretudo coisas diferentes.
Quais vão ser as grandes inovações?
A Sovena, através de marcas como Oliveira da Serra e Fula em Portugal, Andorinha no Brasil, ou Flor de Olivo e Fontasol em Espanha e Olivari nos EUA tem mostrado que é possível inovar num sector tão tradicional como o do azeite e óleo alimentar. A inovação tem sido aliás o grande legado da Sovena. A prova são as constantes novidades que a empresa tem desenvolvido e nas quais tem sido pioneira através das suas diferentes marcas. Desde a icónica e funcional tampa pop up, que revolucionou o sistema de dosagem dos azeites, até a formulação inovadora do óleo Reduz Cheiro a Fritos em Fula ou mesmo a nova gama de óleos especiais (Fula Nativos). A inovação faz parte da nossa forma de viver os negócios e de olhar para os nossos produtos, estamos constantemente a procurar melhorar e acompanhar as tendências e mudanças no comportamento de consumo, bem como as evoluções que a sociedade e que o Planeta nos exigirão daqui para frente.
Quando se fala em ser uma referência na indústria agrícola, deve entender-se que a SOVENA vai mudar de mercados-alvo?
A Sovena já é mais do que óleo e azeite. Nos bens de consumo temos por exemplo azeitonas de mesa, piripiris, vinagres e óleos especiais (abacate, coco, etc). Não queremos sair do nosso core business, mas há sempre muita margem para ampliar sem perder o foco.
Quais os caminhos que a SOVENA se propõe para fazer parte da “alimentação do futuro”?
Esta nova assinatura da Sovena pretende ser um reflexo daquele que entendemos ser o nosso propósito e que concretizamos ao acompanhar e até antecipar os próximos passos da alimentação global. Acreditamos que para reinventar não é preciso inventar. O regresso às tradições do cultivar, do fazer, do cozinhar e do comer vai ajudar a definir estes próximos passos da alimentação. Afinal, um bom alimento será sempre e cada vez mais valorizado e muitas vezes, o “trazer de volta” é a atitude mais revolucionária. Acreditamos que com os nossos produtos e serviços – atuais e futuros – vamo-nos cada vez mais aproximar deste propósito.
Quais são atualmente os grandes mercados internacionais da SOVENA?
Todos os mercados são importantes para nós. Alguns dos mercados estratégicos para o Grupo são o português, o brasileiro, o norte-americano, o espanhol, o angolano e também o chinês.
Para que outros se pretende expandir principalmente com esta nova estratégia?
A Sovena já se encontra presente em 5 continentes e mais de 70 países. Um exemplo recente de expansão internacional: neste ano atípico conseguimos entrar com mais força na América do Sul, através da aquisição de 25% da Soho SpA, o produtor líder na comercialização de azeites no Chile. O nosso objectivo é continuar a crescer, mas ainda é cedo para falarmos de novas geografias.