A Adega de Figueira de Castelo Rodrigo, com o apoio da Câmara Municipal, vão lançar a primeira garrafa de vinho no espaço. O desafio foi lançado pelo arquiteto da Guarda, António Saraiva e a ideia foi prontamente apadrinhada pelo cientista Carvalho Rodrigues, conhecido como o “pai” do primeiro satélite português.
António Saraiva lançou o desafio à Adega de Figueira de Castelo Rodrigo, mas também à Câmara Municipal. A ideia surgiu a partir da constatação de que os nossos navegadores são para os astronautas uma referência. Segundo António Saraiva, “um dos astronautas da Apolo XI, aquando de uma visita a Portugal, fez questão de ir tirar fotografias com os homens que foram mar fora, essa era a ligação que ele fazia”. A iniciativa coincide com as comemorações do V centenário da primeira viagem de circum-navegação ao globo pelo português Fernão de Magalhães, que se prolongam até 2022.
Acerca do vinho para esta missão, o arquiteto referiu apenas que “queremos ter uma garrafa diferente, uma produção especial e onde no rótulo deve figurar o brasão de Figueira de Castelo Rodrigo”, de resto, o rótulo será preparado pelo seu gabinete de arquitetura e Carvalho Rodrigues será responsável por tratar de toda a logística para colocar no espaço este vinho especial.
O desafio foi proposto perante o presidente da Adega Cooperativa, António Madeira e o presidente da Câmara, Paulo Langrouva na presença do Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas, do presidente da Academia do Bacalhau da Serra da Estrela, José Luís Cabral e de vários empresários, aquando do jantar de lançamento das marcas de vinho do empresário radicado nos EUA, José Rego, que também está a apoiar esta iniciativa do outro lado do atlântico.
A resposta pública de Paulo Langrouva, edil de Figueira de Castelo Rodrigo não se fez esperar e na manhã seguinte, na sessão oficial de abertura das Festa das Amendoeiras em Flor, foi anunciado pelo presidente “um grande desafio que foi lançado a nós, mas também à Adega de Figueira de Castelo Rodrigo e que decidimos aceitar, porque certamente vai projetar Figueira de Castelo Rodrigo para um patamar nunca antes visto e vou anunciá-lo aqui, hoje, publicamente, aproveitando a presença de individualidades vindas de Espanha [Subdelegada do Governo Castilla y León de Salamanca, Encarnación Pérez Álvarez e a Vice-Presidenta da Diputación de Salamanca, Chabela de la Torre] e do secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, em representação do Governo de Portugal. Foi-nos colocado o desafio de enviar a primeira garrafa de vinho, devidamente preparada, para ir ao espaço”. O presidente acrescentou que “obviamente, não podíamos declinar, porque é demasiado importante e entendemos que poderá catapultar Figueira de Castelo Rodrigo para outro patamar. Vamos aproveitar para fazer este marco histórico em por a primeira garrafa de vinho no espaço”.
O Bispo da Guarda também não escondeu a satisfação e agrado por esta iniciativa e é com as últimas palavras da noite proferidas por D. Manuel Felício que terminamos este artigo “com a bênção de Deus e a coragem de todos, temos o futuro garantido”.