Segundo dados da ViniPortugal, 2022 começou com os vinhos portugueses a ganhar terreno nos mercados externos, com as exportações no 1º trimestre deste ano a crescerem 2,48% em valor e 4,07% em preço médio, em comparação ao período homólogo, tendo sido registado 212 milhões de euros em vendas.
De realçar o crescimento nos mercados do Canadá (+32,02%), Angola (+46,27%) e Suíça (+11,71%). Relativamente a países Terceiros, as exportações aumentaram 1,39% em volume, 7,64% em valor e 6,17% em preço médio. Já as exportações com destino ao mercado comunitário registaram uma quebra em volume de 4,8% e de 3% em valor. Há, no entanto, um aumento do preço médio (+1,89%).
“Na linha da nossa estratégia de aumento de valor, é com satisfação que vemos estes resultados do primeiro trimestre de 2022, mas, sobretudo, é incrível observar a resiliência do setor, a excelência da produção nacional, que inova ano após ano e demonstra, uma vez mais, a sua determinação em vender bom vinho nacional além-fronteiras”, sublinha em comunicado o presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão.