As caves de Vinho do Porto da Cálem e da Burmester e a Casa Kopke, em Vila Nova de Gaia – os principais espaços de enoturismo do grupo Sogevinus – representaram em 2019 mais de 450 mil visitantes, revele a empresa.
A Cálem mantém a liderança enquanto cave de Vinho do Porto mais visitada, tendo registado a presença de mais de 300 mil turistas, um aumento de 13% na sua faturação face a 2018.
“Portugueses, franceses e espanhóis foram os que mais visitaram os espaços do grupo Sogevinus, tendo-se verificado um interesse crescente por parte de mercados como Brasil e EUA”, informa o grupo.
“O desempenho positivo destes projetos refletiu-se ainda num aumento das vendas no setor do turismo na ordem dos 14%, em comparação com o ano anterior, e num crescimento de 28% das receitas relativas aos eventos realizados nos diversos locais que a Sogevinus disponibiliza para este efeito”, revela ainda.
Em 2019, a Sogevinus inaugurou três grandes projetos de enoturismo: o restaurante ‘UVA by Cálem’, em Vila Nova de Gaia, numa parceria com o chef António Vieira, a abertura ao público da Quinta de S. Luiz, no Douro e a criação da ‘Sogevinus Wine Shop Flores’ – a primeira loja do grupo no Porto, na Rua das Flores.
A empresa acrescentou ainda à sua oferta turísticas o museu interativo da Cálem, as sessões de cinema 5D, o lançamento de visitas para turistas surdos, a possibilidade de fazer o tour nas caves em mandarim (serviço lançado em 2019, mediante reserva) ou de agendar visitas privadas em horários mais exclusivos (individuais ou em grupo).
Hotel vínico cinco estrelas em 2021
Outras propostas originais passam por assistir a uma abertura de um Vintage a fogo, personalizar o rótulo de uma garrafa de vinho do Porto Kopke, participar no Casino do Vinho ou na experiência ‘Le Nez du Vin’ ou ainda ver um espetáculo de fado enquanto se faz uma prova de vinho.
Segundo o grupo, o turismo representa já mais de 20% do volume de negócios da Sogevinus, sendo expectável que a sua importância continue a crescer.
“Em 2020, os objetivos da Sogevinus nesta área passam pela consolidação dos projetos já referidos e pela abertura de mais uma loja em Gaia”, revela.
Para 2021, o grupo tem ainda prevista a abertura de um hotel vínico de cinco estrelas, sob a marca Kopke, na marginal de Vila Nova de Gaia, uma operação que representa um investimento de 30 milhões de euros.
No mercado desde a década de 1990, o Grupo Sogevinus Fine Wines baseia a sua atividade na produção e comercialização de vinhos do Porto e vinhos Douro DOC de elevada qualidade. O portefólio inclui marcas como a Cálem, a Cálem Velhotes, a Burmester, a Kopke e a Barros.
Relacionadas
- Sogevinus considerada empresa com melhor presença digital do sector vitivinícola em Portugal10000Na edição de 2019 do ‘Wine Digital Engagement Index’, a Sogevinus foi considerada a empresa com melhor presença digital do sector dos vinhos em Portugal
- Burmester lançou quatro novos vinhos10000A Burmester lançou no mercado quatro novos vinhos – são dois brancos da colheita 2017 e dois tintos, estes das colheitas 2016 e 2017
- Caves de vinho do Porto Cálem com visitas guiadas em mandarim para atrair chineses10000As caves de vinho do Porto Cálem estão a organizar visitas guiadas em mandarim para atrair turistas chineses, um “mercado novo com potencial forte de crescimento” e elevado poder de compra.