26
Segundo o presidente da CVRBI, Rodolfo Queirós, o 13.º concurso de Vinhos da Beira Interior contará com a participação de 71 vinhos tintos, brancos, rosados, espumantes e vinhos frisantes certificados como DOC (Denominação de Origem Controlada) Beira Interior e IG (Indicação Geográfica) Terras da Beira, das colheitas efetuadas entre os anos de 1999 e 2018.
Devido à pandemia causada pela covid-19, na edição deste ano do concurso participam menos produtores do que nos anos anteriores, mas o número de vinhos constitui, no entender de Rodolfo Queirós, “um número interessante”, pois serão disponibilizados “à volta de 35 vinhos por dia” aos provadores.
O evento será realizado nos moldes tradicionais de “prova cega” e o júri do concurso, constituído por sete especialistas na área, será presidido pelo crítico de vinhos Aníbal Coutinho.
Devido à pandemia, a CVRBI anunciou que, pela primeira vez, não será realizada a tradicional gala de entrega de prémios, sendo os mesmos divulgados no decorrer de uma conferência de imprensa a realizar no mês de julho, em data a anunciar, na sede da CVRBI, no Solar do Vinho.
Com o concurso que foi hoje apresentado em conferência de imprensa, a CVRBI pretende divulgar os vinhos produzidos na região e “ajudar os associados” na sua promoção.
“A nossa ideia é que, mais uma vez, seja um sucesso em termos qualitativos e que ajude os produtores e a Beira Interior a terem mais visibilidade”, disse o responsável.
A CVRBI também vai realizar, entre 10 de julho e 10 de agosto, o 1.º Concurso Beira Interior Gourmet, em mais de três dezenas de restaurantes da região.
O concurso abrange 20 municípios da Beira Interior (envolve a totalidade do distrito de Castelo Branco e os concelhos de Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal e Trancoso, no distrito da Guarda).
Segundo a organização, o concurso tem as categorias de “Cozinha regional/tradicional”, “Cozinha criativa/evolutiva” e “Cozinha Europeia e do Mundo”.
A CVRBI abrange as zonas vitivinícolas de Castelo Rodrigo, Pinhel e Cova da Beira, nos distritos de Guarda e de Castelo Branco, que correspondem a uma área de 20 municípios.
Na área da CVRBI, com perto de 16 mil hectares de vinhas, existem cerca de 60 produtores de vinho, sendo quatro adegas cooperativas e os restantes produtores particulares.
Relacionadas
- Pinhel com estatuto de “Cidade do Vinho” alargado a 202110000
O município de Pinhel, no distrito da Guarda, viu alargado o estatuto de “Cidade do Vinho” a 2021 devido à pandemia da covid-19
- Empresários de quatro concelhos defendem fim das portagens na A1310000
As associações empresariais dos concelhos de Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares defenderam o fim imediato das portagens na Autoestrada 13. Numa tomada de posição conjunta, as quatro estruturas exigem a abolição das portagens naquela autoestrada, no seguimento da discussão em torno da redução de portagens…
- Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior promove concurso de gastronomia e vinhos10000
A Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI) vai organizar o 1.º Concurso de Gastronomia e Vinhos daquela região, com o objetivo de promover o “casamento” dos vinhos com a gastronomia local, foi anunciado. O Beira Interior Gourmet – Concurso de Gastronomia e Vinhos da Beira Interior vai decorrer de…
- Vinalda aposta em força na exportação10000
Fundada em 1947, a Vinalda é a mais antiga distribuidora nacional de bebidas. Representa mais de 24 produtores nacionais e aposta na internacionalização das marcas que comercializa
- Pinhel comemora 250 anos de elevação a cidade10000
O município de Pinhel, no distrito da Guarda, vai comemorar os 250 anos da elevação de Pinhel a cidade com uma programação muito diversa e de qualidade, a realizar ao longo do ano