A campanha sobre a fumagem tradicional dos fiambres fatiados forno a lenha da Izidoro venceu o Prémio Ciência Viva Publicidade.
A nova categoria deste ano dos Prémios Ciência Viva – o Prémio Ciência Viva Publicidade – distinguiu a campanha publicitária da Izidoro, assinada pela agência criativa O Escritório e lançada no mês de julho.
A organização dos prémios premiou uma campanha que, num tom bem humorado, e num ambiente bem conhecido dos portugueses, um café, coloca um empregado de pastelaria a explicar aos consumidores detalhadamente as diferenças dos processos habitualmente utilizados, por comparação com o método de fumagem da Izidoro: “É fumado. Com fogo e fumo” – reforçando a mensagem de que os fiambres Forno a Lenha da Izidoro são verdadeiramente fumados de forma tradicional, o que assegura um sabor autêntico.
“Um dos fumos é obtido num gerador através da pirólise da serradura. Condensa-se o fumo com água fria e aplica-se numa tripa plástica. O processo químico de transferência do fumo dá-se na cozedura, com cuidado porque a concentração de ácidos, fenóis e carbonilos pode influenciar no sabor da mistura. O da Izidoro é fumado. Com fogo e fumo”, explica o sapiente empregado de pastelaria.
Apesar do cliente acabar por preferir, como se pretende, o fiambre produzido de forma tradicional da Izidoro, a organização do Prémio destaca a descrição do processo usado no fabrico de alguns fiambres, sublinhando que“traz a público vocabulário e processos científicos que ajudam a familiarizar os cidadãos com a ciência”.
“Apostámos numa comunicação irreverente com o objetivo de aumentar a perceção de qualidade dos nossos produtos, destacando eixos chave como a transparência e o respeito pela charcutaria tradicional portuguesa. Esta distinção nos Prémios Ciência Viva enche-nos de orgulho, num prémio que partilhamos com O Escritório, que soube captar na perfeição o tom diferenciador e ‘challenger’ que caraterizam a personalidade da Izidoro.” refere Marco Andrade, diretor de marketing da Izidoro, em comunicado enviado ao Mundo Português.
Este prémios são atribuídos todos os anos pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – a personalidades e instituições que se destacaram pelo seu mérito excepcional na promoção da cultura científica em Portugal. Os distinguidos são seleccionadas pelos representantes das instituições científicas que fazem parte da agência Ciência Viva.
A Cerimónia de Entrega dos Prémios Ciência Viva 2021 terá lugar a 24 de novembro, Dia Nacional da Cultura Científica, às 16h00, no Auditório José Mariano Gago, no Pavilhão do Conhecimento, e em plena Semana da Ciência e da Tecnologia 2021. Esta cerimónia contará com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e será transmitida via streaming na página da Ciência Viva.