A contagem decrescente para as celebrações natalícias já começou. As épocas especiais merecem vinhos únicos. A Adega de Monção apresenta duas sugestões de vinhos para a ceia de Natal, referindo que “épocas especiais merecem vinhos únicos”.
Uma sugestão é o ‘Alvarinho Deu la Deu 2019’, “um vinho com caracter predominantemente frutado, sendo de realçar os aromas de pêssego, alperce, notas de frutos tropicais e nuances florais”, ideal para acompanhar marisco e pratos de peixe como o típico bacalhau cozido com todos.
Para os que gostam de vinhos com muita história, o ‘Alvarinho Deu La Deu Histórico 2017’ é o mais recente lançamento da Adega de Monção. “Um néctar que apresenta um aroma com a expressão muito forte da casta e tem um sabor intenso, elegante, harmonioso, encorpado e com boa rusticidade”, apresenta a cooperativa de Monção.
O ‘Alvarinho Deu la Deu Histórico’ pode fazer paring com aperitivos como por exemplo enchidos, carnes fumadas e queijos de sabor intenso, como pode ser servido como acompanhante de uma refeição de peixes gordos ou carnes vermelhas.
A Adega de Monção foi fundada a 11 de outubro de 1958, por 25 viticultores. Está situada na sub-região de Monção e Melgaço, onde a casta de Alvarinho é melhor representada, em plena Região Demarcada dos Vinhos Verdes.
Entre 1986 e 2006 melhorou as condições tecnológicas de receção das uvas e o processo de vinificação, a capacidade de armazenamento, estabilização e engarrafamento dos vinhos; aumentou as instalações; criaram estruturas físicas que permitiram alagar a comercialização nacional e internacional, estando, neste momento, na Europa, em África e na América do Norte e Sul.
Em 2005, criaram o Espaço Histórico e Cultual da Adega de Monção, integrando, assim, na Rota dos Vinhos Verdes, Itinerário do Minho. Em 2009, a Adega foi galardoada pelo IAPMEI com o Estatuto de PME Excelência, que tem vindo a ser renovado todos os anos.